O Hospital do Olho é um centro de atendimento médico especializado em oftalmologia que oferece consultas e exames, cirurgias com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados. Com 40 anos de existência, já realizou mais de 420 Campanhas de Atendimento Ambulatorial e Cirúrgico, 100 mil cirurgias de catarata e 20.000 cirurgias de miopia, se tornando referência em todo o estado do Rio de Janeiro. O Hospital do Olho possui unidades com infraestrutura própria e corpo clínico formado por médicos especialistas em várias áreas da oftalmologia. As unidades estão localizadas em Botafogo; Campo Grande; Magé, Nilópolis, São João de Meriti e São Pedro da Aldeia.
Contexto e Desafio: A gestão do Hospital do Olho nos procurou em 2021, após completarem 1 ano de inauguração da sua quarta unidade em São Pedro da Aldeia – RJ. Eles queriam aumentar a divulgação na Região dos Lagos, destacando o atendimento particular e por planos de saúde, por meio das redes sociais. Ao realizarmos uma pesquisa Diagnóstico, percebemos que o impasse que os impedia de serem reconhecidos na região como referência em oftalmologia era mais complexo do que começar um trabalho como Social Media.
- O Hospital do Olho é credenciado ao SUS e foi apresentado, à época de sua inauguração, como um hospital público pela prefeitura da cidade. Isso atraiu os valores negativos associados aos SUS;
- Eles tinham um perfil no Google completamente desatualizado, com dezenas de mensagens sem resposta em que as pessoas perguntam o endereço e telefone, reclamavam que não conseguiam ser atendidas, e com diversas avaliações negativas;
- Existiam pelo menos 3 perfis com o mesmo nome e logomarca no Instagram e no Facebook, pois cada unidade criou um, com posts desatualizados e informações desencontradas. Além de poucos seguidores (aproximadamente 200 em cada);
- A história, missão, visão e valores do hospital era pouco conhecida pelos próprios funcionários, que ajudavam a propagar desinformação, prejudicando a reputação e credibilidade da marca.
Solução Implementada:
Imersão com a Diretoria: Realizamos visitas e reuniões em todas as unidades para conhecer de perto o trabalho, o serviço e identificar os pontos de contato com os pacientes que precisavam de melhorias no aspecto relacional e comunicacional. Realizamos treinamento on-line e presencial com as gestoras das unidades e colaboradores sobre a importância da comunicação e relacionamento com o paciente;
História e Identidade: Resgatamos a história por meio de uma entrevista com o Fundador do Hospital, Dr. José Carlos Vieira Romeiro, levantando os principais pontos para escrever a Missão, Visão e Valores que deveriam nortear o trabalho de médicos e equipe técnica;
Pesquisa de Satisfação: Elaboramos e implementamos uma Pesquisa de Satisfação contínua para avaliar o atendimento técnico e médico, ouvindo diretamente dos pacientes os pontos de elogio e de melhorias indicados em sua experiência no Hospital;
CRM: Criamos uma integração com o sistema de cadastro de pacientes para tornar obrigatório o registro de Indicação, apontando como o paciente soube do Hospital do Olho e assim conseguirmos fornecer dados concretos sobre o retorno dos investimentos em marketing. Também temos uma base de dados qualificada para ações de relacionamento com os pacientes;
Redes Sociais: Unificamos as redes sociais e canais de comunicação das unidades, passando a apresentar o Hospital do Olho como uma marca única de uma rede de hospitais oftalmológicos, que levam a mesma identidade em seu cerne. Também investimos em anúncios com o Facebook ADS, para alcançar um público mais qualificado para o Hospital;
Site e Google ADS: Criamos um site, atualizamos todos os perfis das unidades no Google e começamos a desenvolver um trabalho de Tráfego Pago para amplificar os resultados com buscas por oftalmologistas na internet;
Elaboramos uma Linha Editorial para as redes sociais, desenvolvendo conteúdos estratégicos e humanizados, tornando os médicos e o hospital mais próximos dos pacientes que desejavam alcançar. Criamos uma constância nas publicações, mantendo a presença digital forte ao longo desses 3 anos em que cuidamos da conta do Hospital do Olho;
Mídia Off-line: Investimos em publicidade off-line na região dos Lagos, a fim de fortalecer a marca e ampliar sua divulgação na região. Realizamos comerciais na programação da TV Globo local, spots nas rádios, outdoors, ações de panfletagem nas ruas, adesivagem no único shopping da região, Park Lagos, e patrocinamos eventos ligados ao esporte como o Circuito de Corridas Park Lagos. Além de promover a participação do Hospital com Stands em eventos para oferecer orientação e atendimento gratuito ao público, conscientizando sobre doenças oculares;
Imprensa: Investimos em ações de Assessoria de Imprensa, levando médicos do Hospital para tirar dúvidas em programas jornalísticos sobre doenças oftalmológicas que afetam os brasileiros, causando cegueira irreversível como diabetes e glaucoma;
Identidade visual: Criamos placas de identificação com artes reforçando a identidade visual da marca para os hospitais;
TV nas Salas de espera: Criamos uma TV HO, com uma programação completa para os pacientes que aguardam nas salas e recepções do Hospital se informarem, tirarem dúvidas vendo entrevistas e cirurgias gravadas, ao mesmo tempo em que tornamos a espera mais tranquila.
- Resultados e Métricas:
- Conseguimos fortalecer a marca Hospital do Olho, que atualmente é reconhecida no estado e gera expectativa das pessoas esperando o lançamento de novas unidades em suas regiões.
- Trouxemos um lucro de mais de 2 mil% sobre o investimento com as ações de marketing.
- Aumentamos para 90% o índice de satisfação dos pacientes com a experiência nas unidades em que realizamos a Pesquisa de Satisfação e treinamento constante.
Veja os comentários que recebemos diariamente nas publicações do Hospital do Olho, indicando que conseguimos alcançar o nosso objetivo:
Conclusão:
O caso de sucesso do Hospital do Olho exemplifica a transformação completa de uma instituição médica, destacando como uma abordagem abrangente e estratégica pode impulsionar sua reputação e resultados financeiros.
Ao enfrentar desafios significativos, como uma percepção negativa associada ao sistema público de saúde e uma presença online fragmentada e desatualizada, a equipe de marketing concentrou-se em revitalizar a imagem da marca e fortalecer seu relacionamento com os pacientes.
Por meio de um processo de imersão profunda com a direção do hospital, resgate da história e valores da instituição, implementação de pesquisas de satisfação contínua, integração de sistemas e unificação de canais de comunicação, foi possível construir uma presença online coesa e uma identidade visual forte.
Além disso, investimentos estratégicos em marketing offline, assessoria de imprensa, treinamento de equipe e melhorias na experiência do paciente contribuíram significativamente para a consolidação da marca Hospital do Olho como referência em oftalmologia na região.
Os resultados alcançados, incluindo um aumento exponencial na satisfação do paciente, um lucro significativo sobre o investimento em marketing e o reconhecimento crescente da marca, refletem o sucesso tangível dessas iniciativas.
Este case demonstra não apenas a eficácia das estratégias implementadas, mas também o compromisso contínuo do Hospital do Olho em fornecer serviços de saúde de qualidade e construir relacionamentos positivos com seus pacientes e comunidade.
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